Seja bem vindo

Sejam todos bem vindos ao blog PETAR GUIA PEDRO ERNESTO! Esse blog foi criado com a finalidade de mostrar o meu trabalho como guia na Unidade de Conservação - PETAR. E também as belezas e riquezas da região

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Geada em Apiai 28 de Junho de 2011

No dia 28 de junho de 2011 os termometros registraram, 0° C em Apiai- SP. Logo pela manhã, registramos algumas fotos da grande geada que aconteceu no Municipio de Apiai.







sábado, 4 de junho de 2011

Venha e Conheça O PETAR o que é mais belo esta aqui .


Localizado a 360 km de São Paulo e a 185 km de Curitiba. o Parque PETAR, conta com inúmeros atrativos como as Cavernas com uma rica biodiversidade cavernícula e também com inúmeras cachoeiras e trilhas.O Parque Atualmente é dividido entre quatro núcleos Santana, Ouro Grosso,Casa de Pedra, Caboclos no parque é possível realizar caminhadas com baixa dificuldade.Você  ai que esta sentado ai no sofá ainda não tem uma programação venha e se divirta-se nas cavernas do PETAR  e relaxe tomando banho de cachoeira.










sexta-feira, 3 de junho de 2011

PETAR-( Parque Estadual Turistico do Alto Ribeira )


O Parque Estadual Turistico do Alto Ribeira PETAR, foi criado em 1958 com a finalidade de proteger os recursos da Mata Atlantica é uns parques mais antigos do Estado de Sao Paulo, com uma area de 35.719 hectares, abrangendo os municipios de Apiai e Iporanga.
O Parque possui uma grande exuberancia  de vegetação de Mata Atlantica Ombrofela Densa, onde integra a Reserva da Biosfera e como Patrimonio Natural da Humanidade. O PETAR abriga inumeras especies da Fauna como a Onça Parda e a Pintada, Mono Carvoieiro e também  a Flora  como o cedro, canela, guararema "pau do alho" e o palmito juçara.
O PETAR é uma das maiores provincias espeleologicas do Brasil, e a segunda maior do Mundo, com mais de 350 cavernas cadastradas. As Cavernas do Parque são de origem calcaria presente no solo da região  onde são formadas atraves de aguas fluviais saturadas que penetram o solo até chegar as rochas, através desta agua saturada  vai percolando  o calcario e por milhares de anos formando dutos e galerias, originando as cavernas.