Seja bem vindo

Sejam todos bem vindos ao blog PETAR GUIA PEDRO ERNESTO! Esse blog foi criado com a finalidade de mostrar o meu trabalho como guia na Unidade de Conservação - PETAR. E também as belezas e riquezas da região

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Final de semana 20 e 21 de Outubro 2.012


No dia 20 e 21 de outubro, foi realizado a TRIP –PETAR Curitibana com 14 novos aventureiros com o intuito de conhecer o parque PETAR, depois de tanta propaganda no FACE dias e dias de expectativas. Iniciamos o nosso ponta pé inicial ainda na cidade de Curitiba 19 de outubro, o ponto de encontro foi no supermercado BIG Boa Vista.
Após horas o grupo acabou se conhecendo e todos ansiosos em chegar logo no PETAR, dividimos as caronas e seguimos pela BR 476 famosa “ estrada da ribeira ” até o município de Apiaí – SP, com inúmeras curvas intermináveis e mais um trecho de terra com 26 km de estrada não pavimentada,  chegamos no bairro da Serra  na Pousado do Abílio em torno de 03 horas da madrugada, onde tiramos um sono de leve pois no primeiro dia tinha muito que conhecer pelo PETAR, quando era 07: 00 da manhã o tempo estava muito chuvoso, isso me preocupou depois da longa jornada o  nosso lindo passeio iria por aguá abaixo, mesmo assim com cara e coragem coloquei animo no grupo e seguimos para o núcleo Santana.

Depois de tudo prontinho entradas tudo ok. O  grupo foi dividido em dois, um foi comigo “ eu “ Pedro e outro com o monitor Lisandro  “ lembrando que nas cavernas são determinadas a cada 30 minutos entra um grupo na caverna e são por ordem de chegada”.
As 10 horas entrou o primeiro grupo com o monitor  Lisandro, em seguida “eu “ Pedro entrei as 10:30min, seguimos para a  entrada da caverna onde passei todas as informações da caverna, contesto histórico, formação da caverna, que deve e que não deve ser feito na caverna,  adentramos na nossa primeira caverna com direito a inúmeros cliques fotográficos. Após a saída da caverna Santana, fizemos uma pequena pausa para o nosso lanchinho como ninguém é de ferro rsrs...

Todo mundo lanchado segui para o posto de agendamento e consultei os horários disponíveis para a segunda caverna a  Morro Preto, onde marquei os horários 13h00min horas e 13h30min. Logo em seguida sai com o grupo por uma pequena trilha até dar acesso à cachoeira do Couto, onde foi passado rapidamente para fotos e seguimos morro acima para o Morro Preto, com a longa subida o grupo parou rapidamente para retomar um gás e outro grupo do Lisandro acabou se encontrando, acabei descrevendo com todo grupo a formação dessa caverna, povos primitivos, descoberta por Richard Kronner, com todo esse contesto o grupo não perdeu tempo e se organizamos para a foto de todos do grupo.

 Pós-foto  o grupo conheceu a caverna Morro Preto e se encantaram com tanta beleza por metro quadrado, logo em seguida o grupo partiu para outro núcleo do PETAR o núcleo Ouro Grosso, nossa ultima caverna, foi um roteiro bem produtivo no dia 20 de outubro, onde o grupo conheceu três novas cavernas e uma cachoeira, nossa ultima caverna surpreendeu muito o grupo , pois a ouro grosso é uma caverna diferente com aguá e uma bela cachoeira dentro onde o povo se divertiu bastante  tomando um belo banho, em seguida saímos da caverna passando pela trilha da  figueira, praça dos cipós, casa da farinha, enfim encerramos nosso passeio no primeiro dia.

Depois de toda aventura era hora de recompor nossa energia comendo um pastel de carne seca na pastelaria “ZENI”   apreciando uma boa cerveja com muita conversa com o grupo foi um verdadeiro bate papo.

Domingo 21 de Outubro 2.012


Pela manhã de domingo retomamos nossas atividades, depois daquele café para dar uma revigorada no estomago o grupo se agilizou rapidamente e partimos rumo o nosso ultimo dia de atividades o núcleo Santana.
Logo em seguida pós-pagamentos das entradas do parque “eu” Pedro desci rapidamente onde agendei a nossa trilha do Betari, essa trilha esta integrada nas Trilhas de São Paulo o grupo gostou muito da trilha com extensão de 7 km, dificuldade média, depois de muitas fotos na trilha, o grupo conquistou seu ultimo objetivo as cachoeiras  do BETARI.

A cada dia que faço essa trilha me encanto cada vez mais, foi muito bom passar esse final de semana na companhia da galera de Curitiba, experiência inesquecível muito aprendizado, conhecimento, conversas, piada e  que venha o PETAR II bom demais.  Valeu Galera.

Aventureiros: André Antunes, Andréa Cristina, Carina Pallú, Ivan, Silvana Moreira, Kelly, Kessley, Celina, Vilma, Jeferson Jess, Jefferson Augusto, Michelle
 Say, Aynoa Say, Claudio.


Segue mais fotos do grupo aventureiro:
Nosso primeiro dia de passeio a caverna dando boas vindas ao publico visitante.

Caverna Santana 

Caverna Santana


Caverna Santana

Caverna Santana 


Pronto para passar fendas assim?


Trilha do Betari - Segundo dia de passeio

Aynoa Pequena trilheira 

Trilha do Betari

Cacheoira Andorinhas - Nucleo Santana - PETAR

Cachoeira Betarizinho 

Mirante do núcleo Santana 

Foto Tradicional despedida do PETAR


Créditos Fotográficos: Jéferson Jess, Ivan, Carina Pallu, Celina, André, Kessley e Vilminha. 

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Feriado Chuvoso 12 de Outubro PETAR

No primeiro feriado do mês de outubro, foi realizada a TRIP SAMPA com a turma de aventureiros da Capital, contando com Cristiano, Louise, Xan, Ilson e Daniel.
Nem mesmo o tempo chuvoso atrapalhou o animo do grupo em realizar a TRIP pelos três dias de feriado no PETAR.


Trilha do Betari - Nucleo Santana

Travessia do Rio Betari

Trilha do Betari

Cachoeira Betarizinho







Boia Cross